10 Dicas Para Se Tornar Um Bom Guitarrista


10 Dicas Para Se Tornar Um Bom Guitarrista

 

Autor: Débora Blezer

 

Você é apaixonado por música e está pensando em aprender a tocar guitarra? Ou já sabe e precisa de uma forcinha para sair da garagem?

Seja como for, aproveite e curta as super dicas que o Revista Cifras têm para você.

guitarra

1 ? Conheça seu instrumento 

Isso vale não apenas para guitarristas, mas para qualquer músico. Para se tornar bom de verdade você precisa ter uma ligação especial com seu instrumento. Ele é a conexão entre o que você quer dizer e o seu público vai ouvir. Enquanto estiver tocando, ele é uma parte fundamental do que você é.

2 – Aprenda a tocar estilos variados

Muitos iniciantes na guitarra são movidos pela paixão por rock and roll, mas para ganhar a vida como músico guitarrista é preciso aprender a deixar o preconceito de lado e ser competente também em outros estilos. Muitos músicos começam a carreira tocando covers com repertório bastante variado. Não se apresse, suas composições próprias poderão surgir aos poucos.

3 ? Faça Networking

A palavra “Networking” é bastante usada no mundo dos negócios, significa manter contato, criar um relacionamento com profissionais da sua área. E no mundo da música não seria diferente. Além de poder trocar ideias, grandes oportunidades e parcerias podem surgir.

4 – Seja humilde

Por melhor guitarrista que você seja nunca ache que você é o melhor do mundo. É preciso saber que sempre haverá um guitarrista melhor, com uma técnica mais rápida e inovadora e não é por isso que você terá inveja dele. Escolha bons colegas de música, bons professores e tire o máximo possível de proveito disso.

5 ? Faça do seu jeito

Ser influenciado por outros músicos é normal, na verdade muitas vezes é isso que desperta a vontade de aprender um instrumento. No entanto passar a vida inteira copiando seu ídolo não é nada bom para sua evolução. Não tenha medo de ser diferente, misture estilos sem medo e veja no que vai dar. Continue tentando até encontrar sua própria pegada.

6 – Monte um estúdio em casa

Hoje em dia com a facilidade da tecnologia ao alcance de todos, já não é tão difícil fazer boas gravações caseiras, dispensando um estúdio com equipamentos caríssimos. Com uma boa placa de som e bons softwares dá pra tirar um som inacreditável sem sair do seu quarto.

7 – Não seja obcecado

Ser apaixonado pelo instrumento é ótimo, mas se você enche a boca para falar que só pensa em guitarra e gostaria de tocar o tempo inteiro, está na hora de rever os seus conceitos. A música, assim como toda forma de arte envolve uma série de fatores que requerem muito mais do que “aprimorar a técnica”. Invista em cultura, leia livros, assista a filmes, vá ao teatro e inspire-se.

8 ? Busque conhecimento teórico

Procure obter o máximo de conhecimento teórico possível. Faça aulas com bons professores, e absorva tudo que puder. Dominando a parte técnica fica muito mais fácil deixar a inspiração tomar conta na hora de compor. Se a grana estiver curta, aproveite a fonte imensa de conteúdo que é a internet, ela ainda será sua maior aliada
na hora de divulgar seu trabalho. Além disso, é a melhor forma para se informar e trocar ideias com outros músicos e pessoas da área.

9 ? Enfrente o público sem medo

Quando se sentir mais confiante e já tiver um bom repertório ensaiado, busque por oportunidades para mostrar seu trabalho. Se ainda for cedo para algo profissional, se ofereça para tocar em festas, barzinhos ou qualquer situação que aparecer. Suas primeiras apresentações podem não ser as melhores, mas abrirão a porta para que alguém julgue seu trabalho e lhe permita aprimorar técnicas e consertar erros.

10 ? Seja profissional

Como muitos sabem a música não é a forma mais fácil de ganhar dinheiro. Mas também não significa que seja impossível. Para seguir carreira é preciso pensar na música como um negócio, e não só como algo que você ama fazer. O dinheiro não cairá de repente em seu colo, é preciso correr atrás. Como? Gravações de jingles, sessões de músico de estúdio, apresentações em bares, casamento, etc. Manter-se como músico não é apenas tocar o que quer aonde quer.

 

Texto original: http://revista.cifras.com.br/

 

 

Rate this post

Quer Receber Dicas Sobre os Melhores Cursos Que Estão Bombando na Internet?